![]()
por: Marcelo Goes
![]() |
Foto: Camila Golin |
Seu casamento está chegando. Você quer que seja o dia mais importante da sua vida. E num dia como esse, é evidente, que seu desejo é que as pessoas que você mais ama estejam presentes, não é mesmo?
Então está chegando a hora de pensar em encomendar os convites para o casamento.
Quer ver como se faz isso?
Não deixe os convites para a última hora, porque as gráficas não costumam trabalhar com prazo reduzido. Para garantir a qualidade é preciso tempo principalmente para a distribuição.
O tempo sugerido para a confecção dos convites é de três meses de antecedência, visto que a maioria das gráficas tem um prazo mínimo de entrega de 30 dias.
Sandra Bassi da Art Invitte adverte: “Deve-se ter muito cuidado com a antecedência para encomendar, nem muito tempo antes e nem em cima da hora. Muito tempo antes, o cliente fica sujeito a algum imprevisto no qual tenha que refazer a impressão do convite. Muito em cima da hora, pode ter dificuldades em encomendar o convite que esperava, seja pelo prazo de confecção, seja pela escolha de um papel difícil de encontrar no mercado, como no caso dos importados.”
Os convites devem ser entregues no máximo 3 semanas antes do casamento. A entrega deve ser feita pessoalmente, exceto em casos de parentes ou amigos que morem em outras cidades. Neste caso, ele deve ser enviado em um envelope à parte.
Convidar é uma arte que exige bom gosto, e requer atenção e respeito a algumas normas essenciais. Faça com bastante antecedência uma lista prévia dos convidados e decida o tipo de cerimônia, pois o convite deve refletir o estilo da festa.
Peça a ajuda dos familiares para elaborar e atualizar a lista, para verificar o nome completo e a ortografia de cada nome. É deselegante errar ou abreviar o nome ou sobrenome.
Tipo de Convite
![]() |
Foto: Anne Mello Convites |
Escolha algo leve, bonito, moderno e ao seu gosto. Compare os papéis oferecidos, a qualidade da impressão, do acabamento, solicite embalagens apropriadas para o material e o mais importante compare os preços. Para embelezar o envelope, você poderá contratar um calígrafo para escrever os nomes dos destinatários.
Com relação ás cores, até pouco tempo não se admitia algo que fugisse muito do branco e tons pastéis. A design Camila Golin afirma que “hoje, usando o bom senso e dentro de um estilo adotado para seguir uma seqüência e uma identidade entre todos os elementos do evento, não há limite de cor”.
![]() |
Foto: Camila Golin |
O que escrever no convite? Apenas o essencial: quem convida (pais ou noivos), horário, local, data, local da recepção, se houver e endereço dos noivos. Caso queira convidar apenas alguns para a recepção, faça dois tipos de convites, um com os dados da cerimônia e o outro completo, com informações da festa. |
A data e o horário quase sempre são escritos, mas isso não é uma regra. Pode-se usar a fórmula numérica simples. Se usar a frase "noivos convidam", não esqueça: o nome da noiva deve vir primeiro.
Algumas pessoas não se sentem a vontade ao escrever entre parênteses 'in memorian' quando um dos pais já faleceu. Uma opção para solucionar este desconforto seria colocar ao invés de 'in memorian' a frase 'sempre presente', através da qual os convidados já estariam cientes da ausência física dos pais.
O Que é R.S.V.P.

É a sigla da expressão francesa “Respondéz S'il Vous Plait” que em português pode ser entendida como Responda Por Favor. Em geral aparece em convites impressos, abaixo, à esquerda, seguida de um número de telefone e prazo para que o convidado confirme sua presença na festa.
Se não quiser usar R.S.V.P., escreva como no exemplo: "Favor confirmar sua presença pelo telefone 261-2399 com Sra. Márcia até 25/04".
Se nem todos forem convidados para a festa, as informações para a confirmação de presença poderão ser impressas em um "convite individual" que será anexado ao convite. Lembrando sempre que, apesar de usual, é deselegante convidar apenas algumas pessoas para a festa e excluir as outras.
O que escrever no envelope?
A primeira coisa que salta aos nossos olhos quando recebemos um convite de casamento são as belas letras, quase desenhos que cobrem a capa do envelope. Tão importante quando o tipo de papel e a cor, a caligrafia possui uma função fundamental sobre o casamento e o estilo dos noivos. Escolher um bom profissional é essencial.
O que muitas pessoas não sabem é que o traço do calígrafo é pessoal como a letra e a forma de desenhar, embora os estilos sejam obedecidos. Portanto, os noivos devem escolher bem o seu calígrafo e a melhor maneira de fazer a opção é conhecendo o seu trabalho profissional. Conversar bastante e observar uma amostra de seu álbum é um bom começo! Além do traço, saber combinar tons de cores e mexer com tintas é fundamental, pois as letras devem criar uma harmonia com o tom do convite.
Tradicionalmente, o estilo de letra mais escolhido pelos noivos para o convite é a manuscrita combinada com os tons presentes no papel do convite. O conjunto do tipo de papel, estilo de letra do texto, cor do convite devem ser perfeitos.
Sendo assim, o tempo de escolha do calígrafo e da encomenda do trabalho deve ser observado, pelo menos de dois a três meses, pois não se esqueça: os convites devem ser distribuídos com razoável antecedência da data de seu casamento.
Se o convidado for um casal, pode ser escrito desta forma: "Sr. e sra...."; mas se o casal tiver filhos solteiros use "Sr. ... e Família"; se os filhos forem casados, então terá de ser um convite pessoal. Tenha sempre alguns convites a mais em casa, caso se esqueça de alguém ou algum convite se extravie.













Nenhum comentário:
Postar um comentário