Trajes
O vestido de noiva é sem dúvida o maior de todos os atrativos do casamento. É a noiva que vai entrar cintilante no grande dia. Do outro lado, o noivo, também deve estar impecável. Damas de honra, pajens e padrinhos não devem fugir dessa mesma regra. É neste espaço que o Guia do Casório vai dar uma ajudinha para que vocês esqueçam dos trajes só na lua-de-mel.
Locação
* Pesquisar se há pacotes e se o custo é mais interessante.
* Algumas lojas confeccionam o vestido desejado e o primeiro aluguel vai para a noiva. Avalie as vantagens.
* Detalhar tamanho, cor, tecido, modelo, apliques, data de entrega e devolução.
* No momento da retirada e entrega fazer uma minuciosa vistoria das peças. Para evitar transtornos, fazer como sempre aconselhamos: Um contrato detalhado e assinado por ambas as partes.
Costureira
* Faça um orçamento por escrito para evitar mal entendidos (Relacione preço da mão-de-obra, material, acessórios e tipo de tecido).
* Descreva tudo aquilo que será feito, utilizando croquis, fotos ou desenhos.
* Exija no orçamento os prazos de provas e a entrega do serviço.
Sobre os Trajes
Noiva
* Casamento no período da manhã até meio dia
* Nessa cerimônia é sempre importante lembrar que em dia de semana alguns dos convidados podem estar ocupados, em horário de trabalho, portanto é aconselhável que um casamento nesse horário ocorra no final de semana. É recomendado que seja em algum lugar ao ar livre como sítios ou chácaras, por isso é importante pesquisar a previsão do tempo para que não haja imprevistos. Um almoço é uma grande pedida nesses tipos de cerimônias.
Prefira vestido ou tailleur branco, pastel ou floral miúdo em tecidos leves ou um vestido na altura da canela (clássico) ou no tornozelo (longuete), em tons claros e sem brilho. Modelos mais recomendados: estilo chanel ou longuete. Brilhos estão proibidos. Os bordados podem ser em linha e pedras foscas como as pérolas. Pode ser tecidos leves, esvoaçantes e sem brilho como cambraia de linho, laise, organdi, organza, crepe, musselina, seda, pique ou renda.
O véu deve ser curto, mantilha de renda, chapéu de aba curta em organza ou palha branca, grinalda ou arranjo de flores na cabeça, naturais ou em tecido.
O buquê deve ser pequeno de flores naturais e fitas de cetim. Evite cascatas de flores ou as mesmas usadas na decoração. As luvas devem ser curtas, no estilo da roupa e os sapatos de pelica forrados ou sandálias de salto alto.
Acessórios: jóias de ouro ou pérolas.
Se for ao ar livre pode-se usar chapéus, mas somente em cerimônias muito requintadas, caso contrário, evitá-lo. E cuidado para evitar erros na escolha (um com aba curta outro longa), o ideal é que todas façam no mesmo local, o tom do chapéu deve ser o mesmo do vestido.
* Casamento no período da noite até as 18h
* Nessa cerimônia deve-se tomar as mesmas precauções do casamento pela manhã, esse horário também sugere ser um casamento mais informal e pode ser realizado em ar livre, portanto não esqueça de olhar a previsão do tempo, em horário de verão deve-se tomar cuidado com o sol muito forte.
A noiva pode usar um vestido branco, marfim ou estampado longo ou semilongo (mimolet) com saia armada ou justa. Toques de brilho ou tecido brilhante como o tafetá, cetim, seda pura, organza, crepe, organdi, musselinas, algodão estampado ou veludo (inverno) e bordados sem exagero tendo o comprimento longo ou semilongo, com cauda de no máximo 1,5 m da cintura até a ponta com o véu sendo curto ou longo, arranjo em composição de flores brancas, diadema de pérolas, casquete, mantilha ou chapéu de aba larga (até as 18 h).
O buquê redondo ou em braçada, de flores naturais brancas combinando ou não com a grinalda. As luvas devem ser curtas ou semi-longas e os sapatos de pelica ou forrados no tecido.
Acessórios: jóias de família ou discreta.
* Casamento no período da noite
* Já a cerimônia feita à noite, usa-se vestido longo branco ou marfim, modelo justo ou com saias armadas, em tecidos como o tafetá, veludo, crepe, renda, seda adamascada, cetim, tule, gazar, organza e outros tecidos preciosos. Bordados em pedrarias, brilhos, caudas longas de até três metros e toda a ostentação permitida ao horário.
O véu longo, mantilha, grinaldas trabalhadas, diademas, coroas e tiaras bordadas em pérolas, pedras preciosas, fios metalizados ou enfeite de flores artificiais na cabeça e o buquê em braçadas e cascatas, em flores nobres como orquídeas, vistoso de acordo com o estilo do vestido.
As luvas podem ser longas com vestidos sem mangas. Curtas com os de manga três quartos ou curtas. Mangas longas dispensam luvas.
Sapatos forrados ou bordados feitos no mesmo tecido ou pelica branca e acessórios como jóias de família ou bem discreta.
Noivo
Para os noivos, as coisas parecem ser super simples e bem mais práticas. Cuidado. As coisas não são bem assim. Ao contrário do que muitos pensam, existem vários estilos de roupas para noivos que são definidas pelo tipo de cerimônia e pelo horário do casamento. Um traje bem cortado com um caimento perfeito é o início da produção de um noivo bonito e elegante.
Sobre as cerimônias e horários:
* Cerimônia formal à noite: Fraque, Casaca ou Black tie.
* Cerimônia semi-formal à noite: Jaquetões, meio-Fraques ou Summer.
* Cerimônia à tarde: Ternos de bom corte, feitos do mesmo tecido.
* Cerimônia pela manhã: Ternos claros ou escuros
Sobre os trajes:
* Meio fraque: Paletó (normal) e colete cinza chumbo e calça risca de giz
* Fraque: paletó (mais longo) cinza chumbo e colete cinza claro. Calça risca de giz e gravata plastron de seda ou cetim, presa por uma pérola.
* Smoking: paletó preto com gola forrada de cetim com calça do mesmo tecido. Gravata borboleta e faixa de cetim na cintura.
* Summer: smoking branco com faixa e gravata borboleta em cores variadas.
* Blacktie: paletó branco como do Summer, só que a calça, a gravata borboleta e a faixa são pretas.
Escolha sempre tons escuros para os eventos realizados à noite. O sapato deve ser clássico e com um leve toque de verniz para dar brilho. Para o dia, escolha tons mais claros e nada de brilho. Evite também usar o gel de cabelo. Uma escova e fixador com certeza darão um ar mais elegante.
Se a opção escolhida for um terno tradicional, o paletó e a calça devem ser do mesmo tecido e cor, evitando disparidades. Já as roupas de tecido mesclado ou com peças de duas cores são extremamente informais e pedem sapatos sem cadarços e sem verniz. O inverno pede casacos mais longos, de tecidos mais encorpados.
O Guia do Casório afirma que, independente do traje escolhido um caimento perfeito é a alma de tudo. Esteja aberto a orientações da estilista de sua noiva ou de seu fornecedor de ternos quanto ao modelo e a cor a usar, mas não abra mão da qualidade do corte e de um caimento que o valorize.
O que devemos evitar:
* Dinner Jacket: Formado por um spencer (casaquinho curto que vai até a cintura e pode ter abotoamentos simples ou duplo), camisa branca de gola alta e pontas viradas e gravata borboleta preta. O traje, caiu em desuso (hoje em dia, só mensageiros de hotéis de luxo usam).
* Smoking: Originalmente um paletó de seda, veludo ou brocado, adornado com botões. É formado por calça preta com faixa acetinada nas laterais, paletó preto com lapela acetinada, camisa branca, faixa de cetim horizontal e gravata borboleta preta. O smoking é um traje a rigor, para ser usado em bailes e festividades e não em uma cerimônia religiosa, mesmo que você vá para a festa depois.
Igrejas Católicas
Se os dois pombinhos optaram pelo casamento religioso, vamos listar aqui algumas dicas para que o "sim" seja perfeito.
* Tente definir entre 8 a 12 meses antes o local da cerimônia.
* Observe a igreja como um todo:
o Documentação necessária (Às vezes, a documentação é diferenciada)
o Espaço
o Horários
o Localização
o Número de pessoas casando no mesmo dia
o Possui ou não estacionamento
* Verificar as normas do local.
Quando aconselhamos verificar as normas do local, é porque algumas igrejas impõem certas limitações quanto à decoração, horários e repertório musical, portanto, contrate os serviços somente após consultarem a igreja.
Dia da Noiva
Hoje é o grande dia. Depois de tanta correria, nada como tirar um dia antes do casamento para descansar e relaxar. Hoje, nada de amolações. O Guia do Casório só quer ajudar!
* Deixe sempre alguém de sua confiança resolvendo os últimos detalhes
* Escolha um lugar calmo e isolado para passar o dia da noiva.
* Evite refeições pesadas e dietas de última hora. Alimente-se corretamente.
Gráficas
É através do convite que todos saberão sobre o casal do momento. É através dele que todos poderão ter idéia de quão grandiosa será a cerimônia. Riqueza de detalhes, formato e perfume. Nada escapa aos olhos dos convidados. Portanto, não queira borrar a maquiagem antes da hora. Aqui vão algumas dicas do Guia do Casório para que você conheça um pouco mais sobre como preparar essa importante peça do seu casamento:
* Comece a pesquisa 6 meses antes.
* Se preferir contratar um profissional ou empresa para desenvolver um convite que fuja dos convencionais, faça-o antes da pesquisa de gráficas.
* Combine uma data de entrega do esboço do convite para que vocês façam as devidas alterações.
* Quando começar a pesquisar gráficas, preste atenção nos seguintes itens:
o Preços
o Condições de pagamento
o Tempo de produção
o Qualidade do serviço
o Data de entrega
o Modelos de convites
Se vocês decidiram fazer um convite diferenciado e contrataram um profissional para desenvolvê-lo, ele mesmo poderá tomar as providências da produção do convite de acordo com os itens relacionados acima, caso vocês, noivos, não tenham decidido até tal ponto, exija dele também um acompanhamento da produção. Lembre-se que esses acordos tanto com o profissional quanto com a gráfica, exigem contratos assinados por ambas as partes, para que você possa ter todos os seus direitos caso algo não saia da forma prevista.
Decoração
Esse espaço é dedicado para as flores, tapetes, velas, laços e arranjos. Para não sair tudo errado, aqui vão mais algumas dicas do Guia do Casório. Decore-as.
* Procure conhecer as pessoas que irão casar no mesmo dia que você. Vocês poderão entrar em um acordo e dividir os gastos da decoração.
* Procure saber as restrições da sua igreja quanto ao tipo de flores.
* Lembre-se sempre do contrato assinado por ambas as partes.
Cartórios
Acesse o link abaixo para pesquisar o endereço e telefone dos cartórios:
http://www.mj.gov.br/CartorioInterConsulta/index.html
Documentação
Documentos necessários para solteiros:
* RG original
* Certidão de nascimento original
Documentos necessários para divorciados:
* RG original
* Certidão de casamento com averbação com divórcio original
* Cópia da carta de sentença do divórcio
Documentos necessários para viúvos:
* RG original
* Certidão de casamento com anotação de óbito original
(ou certidão de óbito original do conjugue falecido)
* Cópia do formal da partilha
Documentos necessários para estrangeiros solteiros:
* Passaporte original ou RNE original
* Certidão de nascimento original consularizada
* Declaração do estado civil solteiro
Documentos necessários para estrangeiros divorciados:
* Passaporte original ou RNE original
* Certidão de casamento original consularizada
* Certidão de divórcio original consularizada
Documentos necessários para estrangeiros viúvos:
* Passaporte original ou RNE original
* Certidão de casamento original consularizada
* Certidão de óbito original consularizada
Testemunhas
Os noivos irão necessitar de testemunhas em duas ocasiões. Primeiro na hora de dar entrada no processo de habilitação, onde os noivos deverão levar duas pessoas conhecidas inclusive parentes com exceção dos pais e avós, portando o RG original. A segunda ocasião é no dia do casamento, serão necessárias no mínimo duas pessoas maiores de dezoito anos que serão os padrinhos podendo ser as mesmas do dia da habilitação, fica a critério dos noivos.
As testemunhas deverão estar aptas de que os noivos podem se casar sem nenhum empecilho.
Casamento em Cartório
É celebrado na sala de audiência ou local previamente determinado pelo cartório, dentro de suas dependências, de forma pública com as portas abertas durante todo o ato de sua realização, estando presentes o juiz de casamento, o escrevente autorizado, os noivos e duas ou mais testemunhas. Após a confirmação dos próprios noivos pelo casamento livre e espontâneo o juiz declarará efetuado o casamento civil, logo em seguida após a assinatura dos termos, os noivos receberão das mãos do juiz a Certidão de Casamento.
Casamento Religioso com Efeito Civil
É celebrado fora das dependências do cartório sendo que quem preside o ato do casamento não é o juiz e sim uma autoridade religiosa, da mesma forma que no cartório, este deve ser realizado de forma pública com as portas abertas durante todo ato de sua realização.
Após essa cerimônia os noivos recebem um termo de casamento que precisa ser levado ao cartório num prazo de 90 dias para registrar o casamento, caso isso não aconteça os noivos permanecem solteiros.
Casamento em Diligência
É celebrado fora das dependências do cartório por força maior ou determinação do juiz, mas ocorre da mesma maneira que um casamento em cartório.
Casamento por Procuração
Caso não consiga o comparecimento de um dos noivos ou ambos o casamento é realizado mediante a presença de procuradores estabelecidos pelos noivos por procuração pública feita em cartório, outorgando poderes especiais ao mandatário, para receber em nome do outorgante o outro contraente em casamento. Esta procuração deverá ser feita em qualquer cartório e tem validade de 90 dias.
Regime de Bens
Comunhão Parcial de Bens
É o regime de bens usual conforme a lei. Neste regime todos os bens adquiridos após a data do casamento serão comuns ao casal. Todos os bens previamente adquiridos individualmente antes do casamento, permanecem individuais dos mesmos. O regime de bens pode ser modificado após o casamento mediante alvará judicial e concordando ambos os cônjuges. É obrigatório regime total de separação de bens aos noivos maiores de 60 anos ou menores de 16.
Comunhão Universal de Bens
Nesse regime todos os bens atuais e futuros do casal serão comuns entre os cônjuges. Para dar entrada nesse tipo processo de habilitação de casamento civil com este regime, é necessário que o casal compareça a um tabelionato de notas e faça uma escritura de pacto antenupcial.
Separação Total de Bens
Nesse regime todos os bens atuais e futuros permanecerão individuais para cada um. Para dar entrada nesse tipo processo de habilitação de casamento civil com este regime, é necessário que o casal compareça a um tabelionato de notas e faça uma escritura de pacto antenupcial.
Mudança de Nome
A mulher por ocasião do casamento civil pode adotar o sobrenome do marido ou continuar com o mesmo nome de solteira a sua escolha, e o mesmo vale para o marido em relação à mulher. As regras para suprimir os nomes intermediários e os sobrenomes, dependem de análise e a provação do Promotor Público no processo de habilitação de casamento.
Datas e Prazos
Os noivos devem comparecer no cartório para dar entrada no processo de habilitação do casamento civil com antecedência de 30 dias da data pré determinada.
O prazo máximo de antecedência é 60 dias.
Músicas
Na igreja ou na festa a trilha sonora é toda sua. Capriche ao seu gosto. O Guia do Casório coloca o som na caixa e não deixa sua festa ficar brega.
* Certifique se no local da cerimônia existe ou não restrições quanto ao repertório.
* Pesquise, preferencialmente, estúdios que possuam toda a aparelhagem e trechos das músicas para que vocês possam fazer a escolha.
* Defina através de um contrato, todas as músicas escolhidas e a ordem de execução. Defina também as formas de pagamento.
Transporte
Já está vestida, linda e estonteante? Agora é só ler algumas dicas do Guia do Casório antes que o seu carro chegue. E ele só vai parar na hora que o grande momento chegar.
* Ao alugar um veículo para transportar a noiva defina: Modelo, cor e motorista.
* Defina o local onde buscar a noiva ou local onde irá aguardar a chegada da mesma.
* Defina valor, condições de pagamento, período de locação e valor excedente caso seja ultrapassado o tempo limite.
* Lembre-se do contrato assinado por ambas as partes.
Fotos e Vídeo
Como mostrar aos outros o quão lindo foi o seu casamento? Como relembrar com o passar dos anos daquele dia tão especial? Ai vão alguns click´s do Guia do Casório pra você não piscar na hora da foto.
* Confira se o álbum está incluso e a descrição do material do mesmo.
* Defina um número mínimo de fotos caso o todo não agrade.
* Defina o número máximo de fotos.
* Defina um preço individual para cada foto adquirida além do máximo definido.
* Defina o tempo de filmagem.
* Quais são os critérios de cancelamento do contrato.
* Quais as formas e valor de pagamento.
* Data de entrega do material.
Lembre-se sempre do contrato assinado por ambas as partes. É ele que vai garantir os seus direitos caso as coisas não aconteçam como nos conformes.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Estas dicas estão no Portal www.guiadocasorio.com.br, entrem lá e vejam também o Guia de Serviços quanto o Site dos Noivos!!!!
ResponderExcluirAbraços;